5 de novembro de 2010

Neuzen / cuberdons



Foi muito difícil descobrir o nome destes doces que comprei em Ghent, são conhecidos como Cuberdons ou "narizes", cheguei lá por teimosia, na net tudo se encontra.
Os Flamengos (genericamente) não gostam nada que se dirijam a eles em Francês, se somos turistas o mais seguro é falar Inglês, evitamos olhares reprovadores. Esta atitude faz com que me tenha sido tão difícil descobrir o nome destes doces, porque em francês é difícil encontrar referencias aos doces. Graças aos tradutores online lá consegui descobrir inúmeros site em Holandês e inglês sobre o assunto.


Assim aqui ficam algumas curiosidades:

"Narizes" ou Cuberdons  é um doce regional Flamengo em forma de cone com cor rosa-avermelhado ou roxo, com um tamanho de cerca de 2,5 cm. O exterior é duro, enquanto o interior é  líquido gelatinoso de sabor muito doce, a sua origem remonta ao séc.19 e segundo George Lebouc cita um artigo de Victor no suplemento do jornal  "Le Soir "que identifica a cidade de Eeklo como o berço do doce.
Começaram por ser de framboesa, mas hoje há mais de 25 sabores diferentes.
Os narizes de massa tradicional, são feitos com  açúcar, aromatizados com base em framboesa e de outras  aromas de frutos vermelhos e engrossados com goma arábica.


Fica aqui um site em inglês.


4 comentários: