17 de setembro de 2010

Jacques Brel


No centro existe este espaço dedicado ao Jacques Brel, fica no nº11 da place vieille Halle aux Blés. Aqui podem ver o site. Jacques Brel é mais um dos belgas famoso e como li algures : "Ele sabia melhor do que ninguém, cantar a Bélgica e a belgitude".

Algumas coisas da biografia: 
Jacques Romain Georges Brel (Schaerbeek, Bélgica em 8 de Abril de 1929 – Bobigny, França em 9 de Outubro de 1978) foi um autor de canções, compositor e cantor belga francófono. Esteve ainda ligado ao cinema de língua francesa.
O pai era flamengo mas francófono e a mãe de sangue francês e italiano.
Em 1946 adere a uma organização de solidariedade católica, a Franche Cordée, de ajuda aos doentes, pobres, órfãos e velhos. Entre as actividades desta organização contava-se a realização de recitais onde Brel se iniciou nas apresentações públicas, acompanhando-se a si próprio à guitarra. É aqui que conhece Thérèse Michielsen ("Miche") com quem se vem a casar em 1950.
No início dos anos 50, não entusiasmando no trabalho na fábrica de cartão do pai , continua a escrever canções, que vai mostrando aos amigos e cantando pelos bares de Bruxelas sempre que se proporciona.
A pequena mas sólida fama na sua terra natal proporciona-lhe a gravação em 1953, do primeiro single, um 78 rpm, contendo as canções "Il y a" e "La foire"....
Para saber mais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário