17 de setembro de 2010

Integração

Esta não é uma cidade em que eu possa falar português sem que minguem me perceba, ao que parece há mais portugueses em Bruxelas que flamengos. Todos os dias me cruzo com portugueses ou brasileiros.
Tenho conhecido gente de muitos lados,  antes mesmo de vir já conhecia pessoas de cá ou que cá estavam a viver. A Hanatou que é uma típica belga, não porque nasceu na Bélgica mas porque se tornou belga. Parece estranho mas a verdade é que grande parte dos belgas em Bruxelas são de todo o lado, com diferentes origens, esta minha amiga tem origens em Ruanda e Chade, mas é aqui que vive e é daqui que ela é. A integração é fácil pelo facto da cidade acolher tanta gente de  tanto lado.

Já estive na escola o espaço por dentro é estranho e confuso mas agrada-me muito, a biblioteca é muito agradável e a escola fica aberta todo o dia, se me apetecer ir para lá trabalhar a noite posso.
Por estes dias a minha anfitriã tem sido a Claire, uma colega francesa que conheci no ano passado. Para além de me estar a ajudar com a escolha do atelier, tem me ajudado com o francês, apresenta-me pessoas e ontem fomos a uma vernissage de uma exposição numa galaria de uns amigos. Pouco a pouco também eu me estou a transformar numa "belga de Bruxelas".

Sem comentários:

Enviar um comentário