14 de janeiro de 2011

Em Francês

Depois de ter voltado, tive como tarefa por-me boa e fazer um exame de francês. O tempo passou a correr e nem tempo tive de estar com alguns amigos.
A pedido de gulosas com muito bom gosto aqui fica o blog da Avó Mónica em francês e da Leonor de Sousa Bastos em portugueses com a receita das famosas Orangettes au chocolat e a minha adaptação:

Ingredientes: 
6 laranjas para usar a casca. 
O peso equivalente das cascas cozinhadas em açúcar
 

250g de água  
150g de chocolate amargo 

Pode também aromatizar as cascas com:
5 grãos de pimenta preta;
Baunilha, canela, anis...
Sumo de 1 limão ou laranja;
 

1.Corte as casta de laranjas com uma faca flexível, em tiras pequenas de 6 a 8 mm de largura. As tiras devem ficar com alguma parte branca da laranja para se poderem manter direitas.

2.Este processo de por as cascas em água e as ferver serve para tirar o amargo da laranja.
Deixe as cascas em água fria durante algumas horas (de 8 a 24 horas)e vá mudando de água pelo menos quatro vezes.
Numa panela com água a ferver despeje as casas de laranja e cozinhe em lume brando 15 minutos. Coe e  coloque mais 1 / 2 litro de água e volte a  ferver as casas de laranjas desta vez pode colocar os ingredientes para aromatizar.


3.Cristalizar as laranjas: coe e adicione mais um pouco de água ( mesmo peso do açúcar) e o açúcar, cozinhe por 40 minutos em lume muito brando (cascas devem ficar translucidas) . Mexa ocasionalmente com cuidado, a calda de açúcar que sobrar pode-se usar para outras receitas.
 

4.Quando terminar de cozinhar, coloque as cascas direitas num tabuleiro e leve ao frigorífico ou deixe a temperatura ambiente durante toda a noite, para poderem secar. 

5. Cobrir com chocolate: no dia seguinte, derreta em banho-maria o chocolate preto (no micro-ondas retirar e voltar a colocar a cada 10seg. e mexer para não queimar).Quando estiver derretido, retire  e comece a cobrir as tiras de laranja  por fim colocar no frigorífico por algumas horas.

2 comentários:

  1. Fadinha do lar ..
    Vou fazer a tua adaptação :)
    E vou exprimentar tb a dica das cascas de lima.
    Beijinhooooo

    ResponderEliminar
  2. Esse é um problema sei fazer muita coisa mas não ganho dinheiro com nenhuma das minhas habilidades!
    Mas alegro o pessoal aqui em casa....
    beijinhos

    ResponderEliminar