31 de dezembro de 2010

Luzes na grande praça

21 de dezembro de 2010

Jantar com a Embaixatriz ....

O ultimo jantar em casa antes do natal! Uma das convidadas é fã de Bacalhau e lá foi feito o jantar com sabor a terras lusas.

14 de dezembro de 2010

Publicidade e Arquitectura


Este prédio de escritórios muito bem localizado, publicita-se usando palavras soltas e bem visíveis no exterior, sobre o que é ou o que pretende ser.  As cores usadas apelam ao espírito jovem, as palavras fazem creer que estamos diante de um edifício "verde" e harmonioso com a cidade...  a ecologia está na moda, agora só falta perceber o que é realmente ecológico e o que não passa de publicidade.

Pinheiro de natal


Ainda não percebi muito bem esta prática natalícia... a verdade é que a volta da rua onde vivo há inúmeras casas com pinheiros naturais do lado de fora das casas junto a porta de entrada, uns enfeitados outros não.

7 de dezembro de 2010

Saint-Nicolas e companhia



Ontem 6 de Dezembro, comemorou-se o dia de São Nicolau: o bom velhinho trajado de bispo e de longas barbas brancas que traz chocolates e presentes as crianças que se comportaram bem durante o ano.
Ao seu lado está o seu companheiro (o "Père Fouettard", "Dame Perchta", "Hans Trapp" ou "Frau Hollé", consoante as regiões) na lenda o "Père Fouettard" "o chicotadas" acompanhava-o para repreender as crianças que não se portaram bem.

São Nicolau (de Mira de de Bari):

Filho de nobres, Nicolau nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, na metade do século III, provavelmente no ano 250. Foi consagrado bispo de Mira, actual Turquia, quando ainda era muito jovem.É o santo mais popular da Igreja. Ele é padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas.

Histórias e lendas:

Dizem que Nicolau colocava os presentes das crianças em sacos e os mandava para dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição veio a sua fama de amigo das crianças.
Libertou três oficiais presos injustamente por Constantino, graças aos seu rogo e seus apelos convincentes; ressuscitou três meninos que tinham sido cozinhadas em salmoura, por um hospedeiro cruel; salvou um menino morto em chamas; libertou três marinheiros de um naufrágio.
Um pai, não tendo o dinheiro para constituir o dote de suas três filhas e poder casa-las bem, havia decidido manda-las à prostituição. Nicolau tomou conhecimento dessa intenção, encheu três saquinhos com moedas de ouro, o dote de cada uma das jovens, para salvar-lhes a pureza. Durante três noites seguidas, foi à porta da casa daquele pai, onde deixava o dote para uma delas. Existem muitas outras lendas e tradições populares que se criaram em torno deste santo.

Do São Nicolau ao pai natal é com a coca-cola..... 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fotos foram tiradas no dia 3 de Dezembro, num jardim escola que fui visitar, a festinha foi organizada pela  associação do bairro.
Gosto particularmente da foto que tem a fotografia do rei e da rainha da Bélgica.

Mercado em Flagey


Com chuva ou com neve, todos os fim-de-semana há um mercado/ feira  na praça de Flagey. É assim em várias praças. A feira tem muitos adeptos, porque por norma a fruta e legumes são mais baratos, as coisas não estão embaladas em sacos de plástico, o que agrada a quem não quer fazer colecção de sacos.
Este domingo vi um stand de uma quinta agrícola com ar familiar, que se dedica a produção de pequenos produtos de forma caseira, todo com muito bom aspecto, tinha iogurtes em francos de vidro com ou sem doce, leite fresco, queijo fresco, ovos e galinhas de quinta. Imaginei de imediato a ASAE a ficar verde com este stand!

5 de dezembro de 2010

Mercado de Natal

Um carrossel com um avião, foguetão, navio....
A roda gigante
Frutas cristalizadas
Pista de gelo sobre o lago
Até princípios de Janeiro há um grande mercado de Natal na Place Sainte Catherine, passei por lá este fim-de-semana, tem imensas coisas artesanais sobretudo da Bélgica e países vizinhos, há stand de vinhos, doces,enchidos, artigos em pele, sabonetes, brinquedos de madeira, muitas luvas e gorros, etc.
Os mais frequentados são os que tem comida  e vinho quente.

Um site com um vídeo aqui.

3 de dezembro de 2010

Neve...

na praça Flagey
Nos lagos
Na janela da cozinha de casa

Na vista do meu lugar de trabalho
No pátio da La Cambre

Secretárias personalisadas

Tenho um colega que durante as aulas vai fazendo uns desenhos, é suposto ser anónimo, mas foi fácil encontra-lo entretido a trabalhar!

Porque sabe sempre bem voltar a casa....


Cheguei a pouco a casa, depois de um dia muito longo... como surpresa tinha este boneco de neve na janela da cozinha para me animar.

Adorei! O F. teve especial atenção com o boneco; tem um ar simpático, um grande nariz de mentiroso, olhos explosivos, um chapéu carregado de informação e cachecol de bela lã....